Entrou na faculdade em 2003. Desde 2002, então com 19 anos de idade, exercia um cargo público como Diretora da Secretaria de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Dilermando de Aguiar/RS, onde permaneceu até final de 2004.
Em 2005, iniciou estágio na segunda vara federal de Curitiba/PR, no gabinete do então Juiz Federal Dr. Sergio Fernando Moro.
Em março de 2006, retornou a Santa Maria/RS, sua cidade natal, onde passou a estagiar no setor jurídico da Caixa Econômica Federal Rejur na atuação de processos de execuções e trabalhistas. Concomitante, atuava no escritório de advocacia full service de seu meu avô, doutor Loraci Wolle de Lima.
Em 2007, realizou trancamento da faculdade de Direito e foi a Lisboa realizar um sonho: morar no exterior a fim de conhecer e explorar o máximo de países que pudesse, em um período de 2 anos. De mochila nas costas, em 3 anos, conseguiu conhecer 19 países e suas respectivas culturas.
Retornou ao Brasil, em 2012. Foi quando retomou os estudos, nesse período, trabalhava no escritório de seu avô durante o dia; estudava à noite.
Passou na OAB em 20/3/2013 e se formou em 3/8/2013.
Em dezembro de 2013, já advogada, mudou-se para o Rio de Janeiro, com o propósito de realizar uma imersão nos estudos de Direito do Trabalho. Foi contratada como advogada de prevenção de ações trabalhistas, em uma empresa multinacional estrangeira que contava com um efetivo de 7 mil trabalhadores.
Nessa empresa, trabalhou por nove anos, até o momento em que se sentiu pronta para assumir seu próprio escritório de advocacia trabalhista. Não sem antes ter concluído sua pós-graduação, em nível de especialização, em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Sempre quis ser promotora de justiça, no entanto, optou por ser advogada, pela independência geográfica que a profissão possibilita, tal como admirava em seu avô.
No Brasil, já atuou no Ministério Público do Trabalho, em inquéritos civis públicos e ações civis públicas, em mais de 12 estados diferentes. Convém destacar sua atuação em auditorias nas áreas de trabalho bem como no RH e departamento de segurança do trabalho para fazer adequação das Normas do Ministério do Trabalho.
Sente-se realizada em negociar TACs e adequar documentação de acordo com a legislação. Hoje, já não se vê fazendo outra coisa que não seja advogar.
Descobriu, na advocacia trabalhista preventiva, a vida dinâmica e sem rotina que sempre gostou de ter.
Conheceu 14 estados do Brasil, ao atuar na defesa de empresas no seguimento de construção civil, construção pesada de geração de energia, no Ministério do Trabalho e Justiça, bem como ao ministrar treinamento de pessoal, negociações coletivas e de pautas de greves com sindicatos.
Possui escritório com atuação nacional e três unidades físicas: Porto Alegre/RS, Cachoeirinha/RS e Rio de Janeiro/RJ.
Já ministrou treinamentos corporativos em todo o Brasil para mais de 5.000 funcionários, com temas diversos relacionados a ações preventivas de acidentes do trabalho, assédio moral e assédio sexual.
Curiosidades sobre a Advogada Patricia:
- É esposa do Maurício;
- É mãe do Miguel e da Eugênia;
- Gosta de viajar e de conhecer a cultura local;
- Sente afeição pelos seus dois irmãos; sem os quais não vive;
- Cultiva o hábito do chimarrão;
- Realiza-se em ministrar treinamentos corporativos, bem como em negociar acordos coletivos com sindicatos e atuar em negociações envolvendo grevistas.